ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO NO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC
Abstract
O ensino da Estatística é relevante para a formação do educando pois pode proporcionar à este a leitura do mundo atual e o desenvolvimento de sua autonomia crítica. O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Com isso, objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa realizou-se em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCNs e o ensino deste conteúdo viabiliza a formação de um educando capaz de ler e interpretar criticamente as informações estatísticas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.