CONSIDERAÇÕES SOBRE SENTIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Resumo
O trabalho objetiva relatar uma experiência de estágio de docência em ensino superior, revelando que a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática é um campo frutífero para desencadear sentimentos positivos dos estudantes de Pedagogia em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. Na perspectiva qualitativa, descreve-se a prática docente, discutindo os sentimentos dos estudantes em relação à matemática, baseada nas perspectivas de Chacón sobre concepções matemáticas. O relato do estágio de docência descreve as atividades, as vivências e os sentimentos experienciados por um grupo de estudantes de Pedagogia. Os apontamentos revelam a limitação do tempo para o desenvolvimento da disciplina e o ensino e a aprendizagem da Matemática. Foram constatadas dificuldades em matemática apontadas pelos estudantes mediante a expressão de suas concepções e sentimentos em relação a essa disciplina. Transformações podem ter sido encaminhadas por meio das atividades propostas durante o estágio, que buscou promover uma pedagogia do diálogo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.