PRÁTICA PROFISSIONAL E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS COM LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marisa Quaresma mq@campus.ul.pt
  • Regina Pina reginapina@mat.unb.br
  • Aluska Macedo aluskadrmacedo@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.135-148

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como se pode adaptar o Lesson Study dentro de um componente curricular para promover o desenvolvimento profissional dos futuros professores, em relação aos conhecimentos matemático, didático e pedagógico, e à construção da comunidade de prática. Discute-se sobre Lesson Study, conhecimento do futuro professor, comunidade de prática, estágio e engenharia didática. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa com três casos em dois países, Portugal e Brasil. Como resultados, destacam-se as potencialidades do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional dos futuros professores e a diferença das perspectivas dos futuros professores em relação ao conhecimento matemático. Quanto ao conhecimento didático, houve aprendizagens na seleção de tarefas, nos diferentes tipos de raciocínio dos alunos, na importância do estudo para o planejamento das aulas e na condução da aula. O LS auxilia a própria tomada de consciência da profissão docente, favorecendo, assim, a construção da identidade profissional dos futuros professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

QUARESMA, Marisa; PINA, Regina; MACEDO, Aluska. PRÁTICA PROFISSIONAL E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS COM LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.135-148. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3113. Acesso em: 30 ago. 2025.