A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO ENTRE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA POR MEIO DE INTERAÇÕES DIALÓGICAS
Resumo
O letramento estatístico se refere a aspectos cognitivos e afetivos, como crenças e atitudes e postura crítica do indivíduo ao abordar dados estatísticos. Complementarmente, a noção de diálogo nas discussões da Educação Matemática Crítica fundamenta uma perspectiva na qual os processos de compreensão de matemática e estatística não se limitam a dimensão individual. Este artigo objetiva discutir as interações dialógicas e suas possíveis repercussões para a promoção de letramento estatístico de licenciandos em matemática. Nove licenciandos em matemática de uma universidade pública da Paraíba participaram de um estudo de campo que produziu dados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação participante num curso de formação extracurricular. O curso abordou a produção, interpretação e o uso de dados estatísticos da realidade brasileira em situações cotidianas. Os resultados evidenciaram que as interações dialógicas ocorridas nos encontros favoreceram o estabelecimento de interações que sugeriram a promoção de letramento estatístico dos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









