O FENÔMENO DA DESINFORMAÇÃO E O PAPEL DOS NÚMEROS NA COMUNICAÇÃO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Objetivou-se, nesta investigação, identificar e compreender concepções de professores de Matemática e de licenciandos de cursos de Matemática sobre o papel dos números em um vídeo, produzido em formato jornalístico, cujo conteúdo inclui dados relativos à pandemia da Covid-19. O vídeo tem como protagonista um jornalista brasileiro, que utilizou argumentos matemáticos e estatísticos para sustentar sua opinião. Os argumentos foram considerados falsos por agências jornalísticas de checagem de fatos. O estudo, de natureza qualitativa, teve como principal procedimento discussões em grupos focais, cujas reuniões foram videogravadas e posteriormente transcritas. A análise reportada, neste artigo, deu-se sobre os discursos dos participantes da investigação, que refletiram sobre a análise apresentada no vídeo. Categorias emergentes da interação e dos discursos dos participantes, motivados por esse vídeo, evidenciam suas concepções de como os números podem ser utilizados para manipular opiniões e convencer o público sobre pontos de vista sustentados por uma realidade adulterada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.