EXPLORANDO A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROBLEMA NO CURSO DE FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o Ensino da Álgebra na Educação Básica, com foco na abordagem da Álgebra através da Resolução de Problemas e o uso de Tecnologias Digitais como ferramentas de ensino. Também apresentamos recorte da disciplina de Fundamentos de Álgebra como cenário para investigação. O trabalho de pesquisa ressalta a importância de um estudo dinâmico e colaborativo, enfatizando a colaboração entre os colegas e a integração das Tecnologias Digitais no processo de aprendizagem. Argumenta-se que é possível desenvolver mecanismos de resolução de problemas que sejam instigantes e que promovam uma melhor compreensão dos conceitos de Álgebra. Ao longo do artigo, são apresentadas percepções e reflexões obtidas durante a resolução de um problema proposto em uma disciplina de pós-graduação. Essas percepções oferecem ideias valiosas sobre a eficácia da abordagem da Álgebra através da Resolução de Problemas e do uso de Tecnologias Digitais no contexto educacional. No final, o artigo busca inspirar outros educadores a adotar práticas inovadoras e dinâmicas no ensino da Álgebra, visando uma aprendizagem mais significativa e engajadora para os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.