Atividade de Estudo e Atividade Orientadora de Ensino: um panorama à luz de Davídov Vasily Vasilyevich e Manoel Oriosvaldo de Moura
Palavras-chave:
Teoria do Ensino Desenvolvimental, Atividade Orientadora de Ensino, Modo de organização do ensino de Matemática, Atividade de estudo, Situação Desencadeadora de AprendizagemResumo
O presente artigo está alicerçado em estudos realizados no interior de um Grupo de Pesquisa do Sul de Santa Catarina. Trata-se de uma análise documental desenvolvida no contexto da Educação Matemática, especificamente sobre o modo de organização do ensino de matemática, com base nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e dois de seus desdobramentos, a Teoria do Ensino Desenvolvimental (TED) e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). O objetivo delimitado foi estabelecer algumas aproximações entre a Atividade de Estudo, proposta por Davídov, e a Atividade Orientadora de Ensino, de Moura para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O movimento de constituição foi marcado por um processo dialético, que foi estruturado em dois tópicos: 1) Atividade de Estudo e seus componentes; e 2) Atividade Orientadora de Ensino: algumas aproximações com a Atividade de Estudo. A análise possibilitou revelar a base teórica (Leontiev); a finalidade (a formação do pensamento teórico); o ensino organizado pelo professor; a atividade conjunta em unidade, realizada pelo professor (de ensino) e pelos estudantes, de aprendizagem, e a relação entre a tarefa de estudo e a Situação Desencadeadora de Aprendizagem como algumas das aproximações entre Davídov e Moura.
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