Representações e apreensões na abordagem da trigonometria no triângulo retângulo em um livro didático do ensino médio

Autores

  • Eduardo Brandl eduardo.brandl@ifc.edu.br
    Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama
  • Ilizete Gonçalves Lenartovicz ilizete.lenartovicz@ifc.edu.br
    Instituto Federal Catarinense - Ibirama
10.37001/recem.v3i1.4314

Palavras-chave:

Trigonometria, Livro didático, Triângulo retângulo, Registros de representação semiótica

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal Catarinense -  Campus Ibirama  que teve como objetivo identificar às representações e apreensões do objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo presentes em um livro didático de Matemática do Ensino Médio   escolhido na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (TRRS). Nas atividades analisadas foi possível identificar a presença de alguns elementos da teoria de Duval em relação aos aspectos abordados nesta pesquisa e algumas limitações. Dessa forma, espera-se contribuir com a identificação dos aspectos que precisam ser considerados no ensino da trigonometria no triângulo retângulo, de modo a auxiliar o professor na compreensão das dificuldades apresentadas pelos estudantes no estudo deste objeto matemático.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Brandl, Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama

    Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Especialização em Psicopedagogia (2006) e em Metodologia do Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2011). Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2018). Atualmente é Professor Efetivo de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama.

  • Ilizete Gonçalves Lenartovicz, Instituto Federal Catarinense - Ibirama

    Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Matemática pela Furb (2004), Especialização em Educação Matemática pela Furb (2008) e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Furb (2013). Tem experiência como docente no ensino fundamental, médio e superior. Atualmente atua como professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (campus Ibirama) no curso de Informática, Vestuário e Administração Integrados ao Ensino Médio e no curso de Especialização em Educação Interdisciplinar

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Representações e apreensões na abordagem da trigonometria no triângulo retângulo em um livro didático do ensino médio . Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 1–15, 2024. DOI: 10.37001/recem.v3i1.4314. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/4314. Acesso em: 2 abr. 2025.

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