Representações e apreensões na abordagem da trigonometria no triângulo retângulo em um livro didático do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4314Palavras-chave:
Trigonometria, Livro didático, Triângulo retângulo, Registros de representação semióticaResumo
Este artigo se propõe a apresentar alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama que teve como objetivo identificar às representações e apreensões do objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo presentes em um livro didático de Matemática do Ensino Médio escolhido na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (TRRS). Nas atividades analisadas foi possível identificar a presença de alguns elementos da teoria de Duval em relação aos aspectos abordados nesta pesquisa e algumas limitações. Dessa forma, espera-se contribuir com a identificação dos aspectos que precisam ser considerados no ensino da trigonometria no triângulo retângulo, de modo a auxiliar o professor na compreensão das dificuldades apresentadas pelos estudantes no estudo deste objeto matemático.
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