Representações e apreensões na abordagem da trigonometria no triângulo retângulo em um livro didático do ensino médio

Autores

  • Eduardo Brandl Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama
  • Ilizete Gonçalves Lenartovicz Instituto Federal Catarinense - Ibirama

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4314

Palavras-chave:

Trigonometria, Livro didático, Triângulo retângulo, Registros de representação semiótica

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal Catarinense -  Campus Ibirama  que teve como objetivo identificar às representações e apreensões do objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo presentes em um livro didático de Matemática do Ensino Médio   escolhido na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (TRRS). Nas atividades analisadas foi possível identificar a presença de alguns elementos da teoria de Duval em relação aos aspectos abordados nesta pesquisa e algumas limitações. Dessa forma, espera-se contribuir com a identificação dos aspectos que precisam ser considerados no ensino da trigonometria no triângulo retângulo, de modo a auxiliar o professor na compreensão das dificuldades apresentadas pelos estudantes no estudo deste objeto matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Brandl, Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Especialização em Psicopedagogia (2006) e em Metodologia do Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2011). Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2018). Atualmente é Professor Efetivo de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama.

Ilizete Gonçalves Lenartovicz, Instituto Federal Catarinense - Ibirama

Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Matemática pela Furb (2004), Especialização em Educação Matemática pela Furb (2008) e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Furb (2013). Tem experiência como docente no ensino fundamental, médio e superior. Atualmente atua como professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (campus Ibirama) no curso de Informática, Vestuário e Administração Integrados ao Ensino Médio e no curso de Especialização em Educação Interdisciplinar

Referências

ANDRADE, Thaís Marcelle. Matemática Interligada: Trigonometria, fenômenos periódicos e programação. 1.ed. São Paulo: Scipione, 2020.

BERLANDA, Juliane Carla. Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017.

BERLANDA, Juliane Carla. Registros de representação semiótica: identificando representações e apreensões no estudo de trigonometria no triângulo retângulo. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v 09, nº1, jan/abril 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. v. 02. Brasília, 2006.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semiótica. Organização: Tânia M. M. Campos. Tradução: Marlene Alves Dias. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011. 160 p.

DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Raymond Duval. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. REVEMAT. Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v 07, n 02, p.266 - 297, 2012a

DUVAL, Raymond. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 07, n.01, p. 118 – 138, 2012b.

DUVAL, Raymond. As condições cognitivas da aprendizagem da geometria: desenvolvimento da visualização, diferenciação dos raciocínios e coordenação de seus funcionamentos. Tradução de Cleide Ribeiro Mota Arinos, José Luiz Magalhães de Freitas e Méricles Thadeu Morretti. Revemat, Florianópolis, v. 17, n.1, p. 1-51, 2022.

KLUPPEL. Gabriela Teixeira. Reflexões sobre o Ensino de Geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semiótica segundo Raymond Duval. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2012.

MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Célia Finck. Construção de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. III Fórum de Discussão: Parâmetros balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Educação, Matemática e Pesquisa. São Paulo, v.17, n. 3, p. 597 - 616, 2015.

Publicado

2024-10-31

Como Citar

BRANDL, E.; LENARTOVICZ, I. G. Representações e apreensões na abordagem da trigonometria no triângulo retângulo em um livro didático do ensino médio . Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-15, 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos