Projeto de Trabalho e Educação Matemática Crítica uma experiência nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4344

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica. Ensino Fundamental. Projetos de Trabalho. Educação Financeira.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de um estudo de mestrado que desenvolveu um Projeto de Trabalho com foco em Educação Financeira (EF), investigando suas contribuições para o ensino e a aprendizagem de Matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa justifica-se pela necessidade de contextualizar o Ensino de Matemática, utilizando a EMC como alternativa para promover reflexões mais profundas e críticas por meio dos conteúdos matemáticos. Além disso, destaca a importância de Projetos de Trabalho que desenvolvam competências relacionadas à Educação Financeira, preparando os alunos para lidar com questões financeiras e sociais. O objetivo da pesquisa foi examinar como o Projeto de Trabalho, fundamentado na EMC, poderia integrar a Educação Financeira com os conteúdos matemáticos. Com uma abordagem qualitativa, o estudo adotou uma pesquisa social interpretativa para captar as percepções dos alunos sobre as situações abordadas. Os resultados mostraram que o projeto permitiu que os estudantes, através da Matemática, interpretassem cenários cotidianos, tomassem decisões conscientes e refletissem sobre questões sociais. Dessa forma, o Projeto de Trabalho revelou ser uma abordagem que potencializa o processo de ensino e aprendizagem de Matemática de forma contextualizada, relacionando questões reais e promovendo o desenvolvimento de uma visão crítica nos alunos em relação aos temas abordados.

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Biografia do Autor

Glauber da Silva Milano, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2020)- ULBRA e Graduação em Bacharel Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2021).

Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, no curso de graduação em Licenciatura em Matemática e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Coordenadora do Grupo de Trabalho - Currículo e Educação Matemática (GT 3) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

MILANO, G. DA S.; OLGIN, C. DE A. . Projeto de Trabalho e Educação Matemática Crítica uma experiência nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-20, 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos