Inquietações sobre o desempenho dos concluintes de cursos de licenciatura em matemática catarinenses
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4329Palavras-chave:
Enade 2021, Escala de Competências, Licenciatura em Matemática, TRIResumo
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o Ensino Superior brasileiro. Em seus microdados podem ser encontradas informações que auxiliam no planejamento de ações para dirimir fragilidades globais e regionais. Contudo, seus relatórios, consideram como unidade de análise o país e o curso, não distinguindo com clareza peculiaridades inerentes às unidades federativas. Ademais, suas estatísticas são obtidas pela Teoria Clássica dos Testes, o que reduz a potencialidade de mensuração de um traço latente preciso e impede a comparabilidade longitudinal entre edições. Desse modo, esse estudo objetivou desenvolver uma escala pedagógica de competências que permita avaliar o traço latente conhecimentos para ensino de Matemática dos concluintes de cursos de Licenciatura em Matemática na perspectiva catarinense, por meio da utilização da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados indicam que a maioria dos concluintes não atingiram o maior nível de conhecimentos. Essas fragilidades indicam que a comunidade precisa refletir sobre a promoção de melhorias pedagógicas e curriculares para que o futuro professor de Matemática desenvolva os conhecimentos necessários às suas vivências profissionais.
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