Inquietações sobre o desempenho dos concluintes de cursos de licenciatura em matemática catarinenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4329

Palavras-chave:

Enade 2021, Escala de Competências, Licenciatura em Matemática, TRI

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o Ensino Superior brasileiro. Em seus microdados podem ser encontradas informações que auxiliam no planejamento de ações para dirimir fragilidades globais e regionais. Contudo, seus relatórios, consideram como unidade de análise o país e o curso, não distinguindo com clareza peculiaridades inerentes às unidades federativas. Ademais, suas estatísticas são obtidas pela Teoria Clássica dos Testes, o que reduz a potencialidade de mensuração de um traço latente preciso e impede a comparabilidade longitudinal entre edições. Desse modo, esse estudo objetivou desenvolver uma escala pedagógica de competências que permita avaliar o traço latente conhecimentos para ensino de Matemática dos concluintes de cursos de Licenciatura em Matemática na perspectiva catarinense, por meio da utilização da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados indicam que a maioria dos concluintes não atingiram o maior nível de conhecimentos. Essas fragilidades indicam que a comunidade precisa refletir sobre a promoção de melhorias pedagógicas e curriculares para que o futuro professor de Matemática desenvolva os conhecimentos necessários às suas vivências profissionais.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Martini Rostirola

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo PPGECMT da UDESC e Licenciatura em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC), onde desenvolve atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Também tem experiência na área da Educação no ensino de Matemática, atuando como professora nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (NEPESTEEM - UDESC) e do GT12 - Grupo de trabalho de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atualmente, se dedica às pesquisas relacionadas as competências estatísticas do professor de matemática, jogos e materiais alternativos para ensino de estatística e resolução de problemas.

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC – Florianópolis – SC - Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), especialização em Matemática e Estatística (UFLA), mestrado em Estatística pela Universidade Aberta de Portugal (2014) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada à Engenharia, nomeadamente ao Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil e Métodos Estatísticos para a Pesquisa em Educação.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGECMT-UDESC).

 

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

MARTINI ROSTIROLA, S. C. .; HENNING, E. .; ZUCHI SIPLE, I. Inquietações sobre o desempenho dos concluintes de cursos de licenciatura em matemática catarinenses. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-19, 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos