Oficina Pedagógica de Matemática em Santa Catarina: constituição de um espaço formativo docente

Autores

  • Vanessa de Fatima Custodio Dambros de Carlos SED/UTFPR
  • Maria Lucia Panossian

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4319

Palavras-chave:

Formação docente, Oficina pedagógica, Atividade Orientadora de Ensino

Resumo

A proposta deste estudo é apresentar as potencialidades da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) como um espaço formativo docente que articule teoria e prática. Em Santa Catarina, a OPM iniciou em 2023, vinculada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio da 25ª Coordenadoria Regional de Educação de São Bento do Sul. Suas ações são embasadas na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino. Os fundamentos teóricos que sustentam o Currículo Base do Território de Santa Catarina são os mesmos que guiam as ações da OPM, o que foi determinante para o seu estabelecimento. Em 2023, o projeto contou com a participação de nove docentes, mobilizados a refletir sobre sua prática como atividade. Por meio de ações coletivas, aprofundaram-se no estudo dos princípios teóricos, do conceito matemático em seu movimento histórico-lógico, no planejamento e organização de situações de aprendizagem para seus estudantes. Assim, a OPM-SC tem se mostrado um espaço com potencial para desencadear processos de reflexão sobre a prática docente, contribuindo para a compreensão do papel fundamental que a atividade de ensino exerce na formação e humanização dos sujeitos.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

CUSTODIO DAMBROS DE CARLOS, V. DE F.; PANOSSIAN , M. L. . Oficina Pedagógica de Matemática em Santa Catarina: constituição de um espaço formativo docente. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-17, 30 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos