EDUCAÇÃO GEOMÉTRICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas leivasjc@yahoo.com.br
    Centro Universitário Franciscano

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão teórica a respeito de Educação Geométrica, buscando oferecer alguns subsídios para a formação inicial e continuada de professores de Matemática sobre tendências atuais para o ensino e a aprendizagem em Geometria. Ao partir de um questionamento sobre o que é Geometria, não nos atrevemos a respondê-lo, mas sim dar alguns indícios que permitam um posicionamento a respeito. À luz do que indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio, discutimos algumas possibilidades de inserirmos no currículo da Licenciatura em Matemática, por exemplo, tópicos de Geometria Fractal e Geometrias Não-Euclidianas. Finalizando, apontamos imaginação, intuição e visualização como objetos de um novo fazer para a Educação Geométrica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

    Licenciado em Matemática - UCPEL

    Especialista em Análise Matemática - UFPEL

    Mestre em Matemática Pura e Aplicada - UFSC

    Doutor em Educação - UFPR

    Professor Titular Aposentado FURG

    Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática - UNIFRA

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

LEIVAS, José Carlos Pinto. EDUCAÇÃO GEOMÉTRICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 13, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1447. Acesso em: 9 jul. 2025.