EDUCAÇÃO GEOMÉTRICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA
Abstract
Este artigo consiste em uma reflexão teórica a respeito de Educação Geométrica, buscando oferecer alguns subsídios para a formação inicial e continuada de professores de Matemática sobre tendências atuais para o ensino e a aprendizagem em Geometria. Ao partir de um questionamento sobre o que é Geometria, não nos atrevemos a respondê-lo, mas sim dar alguns indícios que permitam um posicionamento a respeito. À luz do que indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio, discutimos algumas possibilidades de inserirmos no currículo da Licenciatura em Matemática, por exemplo, tópicos de Geometria Fractal e Geometrias Não-Euclidianas. Finalizando, apontamos imaginação, intuição e visualização como objetos de um novo fazer para a Educação Geométrica.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.