MODELAGEM NA EDUCAÇÃO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Maria Salett Biembengut maria.salett@pucrs.br
    PUC RS

Resumen

Neste artigo apresentam-se os principais resultados de uma pesquisa cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando modelagem na educação com 43 crianças dos 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental, integrando matemática e ciências. O objetivo da pesquisa foi compreender como as crianças percebem o meio ambiente, explicitam e o representam usando conceitos de matemática e ciências. A partir de atividades didáticas sobre o tema embalagem, duas professoras aplicaram a proposta e forneceram dados durante um semestre letivo. As crianças se envolveram em situações nas quais puderam relatar suas experiências, percepções e compreensões do meio ambiente. As atividades desenvolvidas lhes permitiram aprender: observar, interpretar símbolos e significados, relacionar e integrar os dados e avaliar situações de diversos contextos. E por fim, dotadas de senso imaginativo, puderam se atrever a criar algo, propondo uma embalagem para um produto, envolvendo-se na associação de elementos que a compõem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2012-07-05

Cómo citar

BIEMBENGUT, Maria Salett. MODELAGEM NA EDUCAÇÃO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 12, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1455. Acesso em: 11 jul. 2025.