MODELAGEM NA EDUCAÇÃO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Neste artigo apresentam-se os principais resultados de uma pesquisa cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando modelagem na educação com 43 crianças dos 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental, integrando matemática e ciências. O objetivo da pesquisa foi compreender como as crianças percebem o meio ambiente, explicitam e o representam usando conceitos de matemática e ciências. A partir de atividades didáticas sobre o tema embalagem, duas professoras aplicaram a proposta e forneceram dados durante um semestre letivo. As crianças se envolveram em situações nas quais puderam relatar suas experiências, percepções e compreensões do meio ambiente. As atividades desenvolvidas lhes permitiram aprender: observar, interpretar símbolos e significados, relacionar e integrar os dados e avaliar situações de diversos contextos. E por fim, dotadas de senso imaginativo, puderam se atrever a criar algo, propondo uma embalagem para um produto, envolvendo-se na associação de elementos que a compõem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









