MODELAGEM NA EDUCAÇÃO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste artigo apresentam-se os principais resultados de uma pesquisa cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando modelagem na educação com 43 crianças dos 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental, integrando matemática e ciências. O objetivo da pesquisa foi compreender como as crianças percebem o meio ambiente, explicitam e o representam usando conceitos de matemática e ciências. A partir de atividades didáticas sobre o tema embalagem, duas professoras aplicaram a proposta e forneceram dados durante um semestre letivo. As crianças se envolveram em situações nas quais puderam relatar suas experiências, percepções e compreensões do meio ambiente. As atividades desenvolvidas lhes permitiram aprender: observar, interpretar símbolos e significados, relacionar e integrar os dados e avaliar situações de diversos contextos. E por fim, dotadas de senso imaginativo, puderam se atrever a criar algo, propondo uma embalagem para um produto, envolvendo-se na associação de elementos que a compõem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









