CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
Neste trabalho, descrevem-se os resultados deuma pesquisa realizada com alunos da oitava sériedo ensino fundamental de uma escola públicamunicipal localizada no Rio Grande do Sul,Brasil, utilizando-se a resolução de problemascomo metodologia de ensino. A pesquisa tevecomo objetivo analisar a contribuição dessametodologia para o estudo de funções, tendocomo referencial teórico a teoria de ConceitoImagem e Conceito Definição de Tall e Vinner(1981). Foram propostas situações-problemarelacionadas com as atividades do cotidianodos alunos e analisadas as estratégias de soluçãoconstruídas por eles. Os dados da pesquisa foramcoletados por meio das observações do trabalhoem sala de aula e os documentos produzidospelos alunos. Da análise dos dados coletados edas avaliações realizadas, foi possível concluirque houve melhorias significativas em relaçãoà aprendizagem do conteúdo proposto por meioda metodologia de resolução de problemas paraa realidade da sala de aula dos alunos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.