CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Neste trabalho, descrevem-se os resultados deuma pesquisa realizada com alunos da oitava sériedo ensino fundamental de uma escola públicamunicipal localizada no Rio Grande do Sul,Brasil, utilizando-se a resolução de problemascomo metodologia de ensino. A pesquisa tevecomo objetivo analisar a contribuição dessametodologia para o estudo de funções, tendocomo referencial teórico a teoria de ConceitoImagem e Conceito Definição de Tall e Vinner(1981). Foram propostas situações-problemarelacionadas com as atividades do cotidianodos alunos e analisadas as estratégias de soluçãoconstruídas por eles. Os dados da pesquisa foramcoletados por meio das observações do trabalhoem sala de aula e os documentos produzidospelos alunos. Da análise dos dados coletados edas avaliações realizadas, foi possível concluirque houve melhorias significativas em relaçãoà aprendizagem do conteúdo proposto por meioda metodologia de resolução de problemas paraa realidade da sala de aula dos alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.