CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumen
Neste trabalho, descrevem-se os resultados deuma pesquisa realizada com alunos da oitava sériedo ensino fundamental de uma escola públicamunicipal localizada no Rio Grande do Sul,Brasil, utilizando-se a resolução de problemascomo metodologia de ensino. A pesquisa tevecomo objetivo analisar a contribuição dessametodologia para o estudo de funções, tendocomo referencial teórico a teoria de ConceitoImagem e Conceito Definição de Tall e Vinner(1981). Foram propostas situações-problemarelacionadas com as atividades do cotidianodos alunos e analisadas as estratégias de soluçãoconstruídas por eles. Os dados da pesquisa foramcoletados por meio das observações do trabalhoem sala de aula e os documentos produzidospelos alunos. Da análise dos dados coletados edas avaliações realizadas, foi possível concluirque houve melhorias significativas em relaçãoà aprendizagem do conteúdo proposto por meioda metodologia de resolução de problemas paraa realidade da sala de aula dos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.