CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

  • Alex Sandro Gomes Leão revista@sbem.org
  • Vanilde Bisognin revista@sbem.org

Resumen

Neste trabalho, descrevem-se os resultados deuma pesquisa realizada com alunos da oitava sériedo ensino fundamental de uma escola públicamunicipal localizada no Rio Grande do Sul,Brasil, utilizando-se a resolução de problemascomo metodologia de ensino. A pesquisa tevecomo objetivo analisar a contribuição dessametodologia para o estudo de funções, tendocomo referencial teórico a teoria de ConceitoImagem e Conceito Definição de Tall e Vinner(1981). Foram propostas situações-problemarelacionadas com as atividades do cotidianodos alunos e analisadas as estratégias de soluçãoconstruídas por eles. Os dados da pesquisa foramcoletados por meio das observações do trabalhoem sala de aula e os documentos produzidospelos alunos. Da análise dos dados coletados edas avaliações realizadas, foi possível concluirque houve melhorias significativas em relaçãoà aprendizagem do conteúdo proposto por meioda metodologia de resolução de problemas paraa realidade da sala de aula dos alunos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2012-04-24

Cómo citar

GOMES LEÃO, Alex Sandro; BISOGNIN, Vanilde. CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1472. Acesso em: 8 sep. 2025.