TRABALHANDO VOLUME DE CILINDROS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar ametodologia de ensino-aprendizagem-avaliaçãode Matemática através da Resolução de Problemas,como metodologia para o trabalho em sala deaula. Analisamos uma experiência realizada comprofessores em formação inicial e em exercício,em que o tópico matemático era a Geometria,especificamente o cálculo do volume de cilindros.Um minicurso foi ministrado aos professores,que realizaram atividades do mesmo modo queconsideramos que a metodologia de ensinodeveria ser implementada por eles, com seusalunos, em aulas de Matemática. A ideia era ade resolver um problema que foi proposto aosparticipantes pelas autoras deste artigo, partindoda constatação, a partir da manipulação de umaexperiência concreta, para, em seguida, promoveruma discussão e reflexões sobre o conteúdo e,somente ao final do trabalho, chegar à formalizaçãoda nova matemática construída. Os professoresparticipantes puderam vivenciar essa forma detrabalho docente, em que os problemas são pontode partida para a introdução de novos conceitos enovos conteúdos matemáticos em aula.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.