TRABALHANDO VOLUME DE CILINDROS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Authors

  • Lourdes de la Rosa Onuchic revista@sbem.org
  • Norma Suely Gomes Allevato revista@sbem.org

Abstract

O objetivo do presente artigo é apresentar ametodologia de ensino-aprendizagem-avaliaçãode Matemática através da Resolução de Problemas,como metodologia para o trabalho em sala deaula. Analisamos uma experiência realizada comprofessores em formação inicial e em exercício,em que o tópico matemático era a Geometria,especificamente o cálculo do volume de cilindros.Um minicurso foi ministrado aos professores,que realizaram atividades do mesmo modo queconsideramos que a metodologia de ensinodeveria ser implementada por eles, com seusalunos, em aulas de Matemática. A ideia era ade resolver um problema que foi proposto aosparticipantes pelas autoras deste artigo, partindoda constatação, a partir da manipulação de umaexperiência concreta, para, em seguida, promoveruma discussão e reflexões sobre o conteúdo e,somente ao final do trabalho, chegar à formalizaçãoda nova matemática construída. Os professoresparticipantes puderam vivenciar essa forma detrabalho docente, em que os problemas são pontode partida para a introdução de novos conceitos enovos conteúdos matemáticos em aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-04-24

How to Cite

DE LA ROSA ONUCHIC, Lourdes; SUELY GOMES ALLEVATO, Norma. TRABALHANDO VOLUME DE CILINDROS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1478. Acesso em: 4 sep. 2025.