TRABALHANDO VOLUME DE CILINDROS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumen
O objetivo do presente artigo é apresentar ametodologia de ensino-aprendizagem-avaliaçãode Matemática através da Resolução de Problemas,como metodologia para o trabalho em sala deaula. Analisamos uma experiência realizada comprofessores em formação inicial e em exercício,em que o tópico matemático era a Geometria,especificamente o cálculo do volume de cilindros.Um minicurso foi ministrado aos professores,que realizaram atividades do mesmo modo queconsideramos que a metodologia de ensinodeveria ser implementada por eles, com seusalunos, em aulas de Matemática. A ideia era ade resolver um problema que foi proposto aosparticipantes pelas autoras deste artigo, partindoda constatação, a partir da manipulação de umaexperiência concreta, para, em seguida, promoveruma discussão e reflexões sobre o conteúdo e,somente ao final do trabalho, chegar à formalizaçãoda nova matemática construída. Os professoresparticipantes puderam vivenciar essa forma detrabalho docente, em que os problemas são pontode partida para a introdução de novos conceitos enovos conteúdos matemáticos em aula.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.