ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
Neste trabalho, objetiva-se descrever eanalisar parte dos resultados de uma pesquisasobre o ensino dos conceitos de AnáliseCombinatória, realizada com alunos de um cursode Licenciatura em Matemática. A pesquisa,de natureza qualitativa, foi ancorada na teoriade conceito imagem e conceito definição deTall e Vinner (1981), e, para o trabalho desala de aula, utilizou-se a metodologia deResolução de Problemas. Analisaram-se ascontribuições que esta metodologia pode oferecerao ensino e aprendizagem dos conceitos deAnálise Combinatória: arranjos, permutaçõese combinações e, para isso, foi aplicada umasequência de problemas, resolvida pelos alunos,organizados em pequenos grupos. Os resultadosda pesquisa revelaram que o estudo permitiuaos alunos desenvolverem a capacidade deresolução de problemas, aprenderem a trabalharde forma colaborativa e, à medida que resolviamos problemas, ganhar autonomia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-04-07
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
FONTE, Ana Paula G. da; BISOGNIN, Vanilde. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1487. Acesso em: 11 jul. 2025.