O TEOREMA DE THALES AO LONGO DA HISTÓRIA: PERCEPÇÕES ENCONTRADAS EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XX
Resumo
A pesquisa visou investigar os livros didáticos de matemática editados entre a última metade do século XIX e o século XX, no que diz respeito ao conteúdo dos corpos numéricos, focalizando a extensão do corpo dos números racionais para os reais. Nesse estudo, procurou-se observar como a geometria foi explorada nos livros didáticos para o tratamento dessa questão. Mais precisamente, tomando como base o teorema de Thales, que relaciona o tratamento geométrico e algébrico por meio de medidas, buscou-se evidências no que diz respeito à questão da comensurabilidade. Para isso, selecionou-se sete livros didáticos de matemática editados no período em questão: Elementos de Geometria e Trigonometria Rectilínea, 1904; Elementos de Geometria, 1923; Curso de Mathematica, 1940-1942; Matemática – Curso Moderno, 1960-1963; Matemática – Curso Ginasial, 1968-1970; A Conquista da Matemática, 1985; e Matemática, 1999. Em seguida, analisou-se cada coleção, observando o tratamento geométrico que foi dado aos números reais, em particular, no teorema de Thales. Nessa análise percebeu-se que a maioria dos livros didáticos selecionados na pesquisa, apresentou o teorema de Thales remetendo a demonstração para o caso em que os segmentos eram comensuráveis. Porém, os dois primeiros livros analisados, fizeram uma discussão na demonstração, tanto para o caso em que os segmentos eram comensuráveis quanto incomensuráveis. Foi possível perceber que, nesse período, o assunto foi perdendo a precisão nos manuais escolares analisados. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ? ligada às condições de proporcionalidade de segmentos isto é, medição de segmentos ?, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Deste modo, enfatizar o tratamento de comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta de tratamento para os números reais via medição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.