ABORDAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O artigo problematiza o modo como são abordadas as principais tendências no ensino de matemática em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A análise seguiu a perspectiva qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo bardiniana, e tomou por foco de investigação a coleção Praticando Matemática, do 6.º ao 9.º ano, que foi a coleção com maior número de exemplares distribuídos na segunda edição do Programa Nacional do Livro Didático no triênio 2014-2016, posterior a implementação do ensino fundamental de nove anos. Mediante a análise realizada foram evidenciadas três perspectivas, segundo as quais as tendências no ensino da matemática têm sido desenvolvidas: abordagem histórica para apresentação e/ou desenvolvimento de conteúdos matemáticos, possibilitando a percepção de que a matemática é uma criação humana, situada num tempo e espaço, que surge a partir de necessidades sociais cotidianas; situações matemáticas como contexto para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos, buscando aproximar a matemática escolar e a matemática das práticas sociais das pessoas e; situações investigativas como cenário de aprendizagem da matemática, proporcionando situações em que o aluno participe de forma interventiva e crítica no seu processo de desenvolvimento em matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









