ENTRE SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: O ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Nosso objetivo neste texto é, partindo do significado da formação de professores, articular a dialética entre forma e ação e os aspectos relacionados aos conteúdos matemáticos e a prática docente do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacamos, para essa articulação, falas de docentes do 4º e 5º ano participantes de um curso de extensão oferecido em parceria com a Universidade XXX e a Secretaria Municipal de Educação de XXX, para a produção de dados em uma pesquisa de mestrado que subsidia a escrita deste texto. Nos encontros do curso os professores falaram sobre suas experiências em sala de aula para ensinar matemática nos anos iniciais e se envolveram em atividades que expõem sua compreensão do conteúdo a partir da temática do Cálculo Mental. Para este artigo focamos os discursos dos sujeitos no diálogo ocorrido no curso visando expressar nossa compreensão acerca do conhecimento que subsidia sua prática docente ao ensinar matemática na sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.