ENTRE SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: O ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Abstract
Nosso objetivo neste texto é, partindo do significado da formação de professores, articular a dialética entre forma e ação e os aspectos relacionados aos conteúdos matemáticos e a prática docente do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacamos, para essa articulação, falas de docentes do 4º e 5º ano participantes de um curso de extensão oferecido em parceria com a Universidade XXX e a Secretaria Municipal de Educação de XXX, para a produção de dados em uma pesquisa de mestrado que subsidia a escrita deste texto. Nos encontros do curso os professores falaram sobre suas experiências em sala de aula para ensinar matemática nos anos iniciais e se envolveram em atividades que expõem sua compreensão do conteúdo a partir da temática do Cálculo Mental. Para este artigo focamos os discursos dos sujeitos no diálogo ocorrido no curso visando expressar nossa compreensão acerca do conhecimento que subsidia sua prática docente ao ensinar matemática na sala de aula.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









