ENTRE SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: O ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Resumen
Nosso objetivo neste texto é, partindo do significado da formação de professores, articular a dialética entre forma e ação e os aspectos relacionados aos conteúdos matemáticos e a prática docente do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacamos, para essa articulação, falas de docentes do 4º e 5º ano participantes de um curso de extensão oferecido em parceria com a Universidade XXX e a Secretaria Municipal de Educação de XXX, para a produção de dados em uma pesquisa de mestrado que subsidia a escrita deste texto. Nos encontros do curso os professores falaram sobre suas experiências em sala de aula para ensinar matemática nos anos iniciais e se envolveram em atividades que expõem sua compreensão do conteúdo a partir da temática do Cálculo Mental. Para este artigo focamos os discursos dos sujeitos no diálogo ocorrido no curso visando expressar nossa compreensão acerca do conhecimento que subsidia sua prática docente ao ensinar matemática na sala de aula.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.