A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE UMA POSTURA INVESTIGATIVA DO LICENCIANDO: UM ESTUDO NO ESTADO DO MARANHÃO

Authors

  • Celina Amélia Silva celina_amelia@yahoo.com.br
  • Carmen Teresa Kaiber kaiber@ulbra.br
    Universidade Luterana do Brasil

Abstract

O objeto de estudo da investigação aqui apresentada está inserido na formação do licenciando em Matemática, enfocando a pesquisa como uma possibilidade do professor adotar procedimentos e estratégias fundamentais em sua ação, enquanto educador matemático. O objetivo é investigar os cursos de formação de professores de Matemática do Estado do Maranhão no que se refere a possível formação do que, no âmbito desta pesquisa, está se denominando de postura investigativa do licenciando. A investigação em desenvolvimento ocorre nas Instituições de Ensino Superior públicas do mencionado Estado tendo como sujeitos interlocutores licenciandos, professores formadores e coordenadores de curso. Está inserida em uma perspectiva qualitativa utilizando como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Teoricamente, busca respaldo em Ponte (2002), André (2011), Lüdke (2011), Fiorentini (2004, 2008, 2010) e Cochran-Smith e Lytle (1999). Análises apontam que, embora a pesquisa e os processos investigativos tenham presença significativa nos Projetos Pedagógicos dos cursos investigados e sejam considerados importantes por professores formadores e coordenadores de curso, a sua participação na formação do licenciando é tímida e restrita a tempos e espaços específicos, como na realização do trabalho de conclusão de curso. 

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Published

2017-01-31

How to Cite

SILVA, Celina Amélia; KAIBER, Carmen Teresa. A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE UMA POSTURA INVESTIGATIVA DO LICENCIANDO: UM ESTUDO NO ESTADO DO MARANHÃO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 17, 2017. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1829. Acesso em: 11 jul. 2025.