A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE UMA POSTURA INVESTIGATIVA DO LICENCIANDO: UM ESTUDO NO ESTADO DO MARANHÃO
Abstract
O objeto de estudo da investigação aqui apresentada está inserido na formação do licenciando em Matemática, enfocando a pesquisa como uma possibilidade do professor adotar procedimentos e estratégias fundamentais em sua ação, enquanto educador matemático. O objetivo é investigar os cursos de formação de professores de Matemática do Estado do Maranhão no que se refere a possível formação do que, no âmbito desta pesquisa, está se denominando de postura investigativa do licenciando. A investigação em desenvolvimento ocorre nas Instituições de Ensino Superior públicas do mencionado Estado tendo como sujeitos interlocutores licenciandos, professores formadores e coordenadores de curso. Está inserida em uma perspectiva qualitativa utilizando como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Teoricamente, busca respaldo em Ponte (2002), André (2011), Lüdke (2011), Fiorentini (2004, 2008, 2010) e Cochran-Smith e Lytle (1999). Análises apontam que, embora a pesquisa e os processos investigativos tenham presença significativa nos Projetos Pedagógicos dos cursos investigados e sejam considerados importantes por professores formadores e coordenadores de curso, a sua participação na formação do licenciando é tímida e restrita a tempos e espaços específicos, como na realização do trabalho de conclusão de curso.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









