A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE UMA POSTURA INVESTIGATIVA DO LICENCIANDO: UM ESTUDO NO ESTADO DO MARANHÃO
Resumen
O objeto de estudo da investigação aqui apresentada está inserido na formação do licenciando em Matemática, enfocando a pesquisa como uma possibilidade do professor adotar procedimentos e estratégias fundamentais em sua ação, enquanto educador matemático. O objetivo é investigar os cursos de formação de professores de Matemática do Estado do Maranhão no que se refere a possível formação do que, no âmbito desta pesquisa, está se denominando de postura investigativa do licenciando. A investigação em desenvolvimento ocorre nas Instituições de Ensino Superior públicas do mencionado Estado tendo como sujeitos interlocutores licenciandos, professores formadores e coordenadores de curso. Está inserida em uma perspectiva qualitativa utilizando como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Teoricamente, busca respaldo em Ponte (2002), André (2011), Lüdke (2011), Fiorentini (2004, 2008, 2010) e Cochran-Smith e Lytle (1999). Análises apontam que, embora a pesquisa e os processos investigativos tenham presença significativa nos Projetos Pedagógicos dos cursos investigados e sejam considerados importantes por professores formadores e coordenadores de curso, a sua participação na formação do licenciando é tímida e restrita a tempos e espaços específicos, como na realização do trabalho de conclusão de curso.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.