A INFLUÊNCIA DA IGREJA LUTERANA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS DO SÉCULO XX NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn malcusck@yahoo.com.br
    Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
  • Arno Bayer bayer@ulbra.br
    Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS.

Resumo

O artigo discute a influência da Igreja Luterana no ensino da Matemática nas escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Em meados de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Estas escolas buscavam ensinar a língua materna, a Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente religiosos. Com base na pesquisa histórica e na história cultural foi verificado que a Igreja Luterana produziu duas séries de livros de aritmética para suas escolas paroquiais, além de periódicos de cunho pedagógico e teológico. Nos livros de aritmética foram encontrados registros da prática religiosa luterana e nos periódicos são apresentadas orientações didáticas para o ensino da Matemática, propagandas dos livros de aritmética, curiosidades e desafios matemáticos. Ressalta-se que estes materiais didáticos foram editados com base em princípios morais e educacionais idealizados pela Igreja Luterana.

Downloads

Biografia do Autor

  • Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

    Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

    Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

    Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

  • Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS.

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

    Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.

    Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA IGREJA LUTERANA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS DO SÉCULO XX NO RIO GRANDE DO SUL. (2017). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1864