A INFLUÊNCIA DA IGREJA LUTERANA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS DO SÉCULO XX NO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
O artigo discute a influência da Igreja Luterana no ensino da Matemática nas escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Em meados de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Estas escolas buscavam ensinar a língua materna, a Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente religiosos. Com base na pesquisa histórica e na história cultural foi verificado que a Igreja Luterana produziu duas séries de livros de aritmética para suas escolas paroquiais, além de periódicos de cunho pedagógico e teológico. Nos livros de aritmética foram encontrados registros da prática religiosa luterana e nos periódicos são apresentadas orientações didáticas para o ensino da Matemática, propagandas dos livros de aritmética, curiosidades e desafios matemáticos. Ressalta-se que estes materiais didáticos foram editados com base em princípios morais e educacionais idealizados pela Igreja Luterana.
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