NÚMEROS ALGÉBRICOS E TRANSCEDENTES: UMA ABORDAGEM NÃO USUAL PARA OS NÚMEROS REAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Neda da Silva Gonçalves neda@pucrs.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Matemática.
  • Vera Regina da Rocha Bauer verabauer@pucrs.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Faculdade de Matemática.
  • Paula Paula Chaves Carvalho paulacarv@terra.com.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Faculdade de Matemática.
  • Thaísa Jacintho Müller thaisamuller@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Faculdade de Matemática.

Resumo

Este é o relato de uma experiência realizada com alunos de Ensino Fundamental e Médio com o propósito de tentar tratar de modo mais objetivo o trabalho com números. Aproximar esse trabalho, tratado de modo tão abstrato nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, da resolução de equações, nos faz pensar que traria maior significado aos números irracionais, amenizando os problemas que são trazidos pela dicotomia racionais x irracionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

DA SILVA GONÇALVES, Neda; REGINA DA ROCHA BAUER, Vera; PAULA CHAVES CARVALHO, Paula; JACINTHO MÜLLER, Thaísa. NÚMEROS ALGÉBRICOS E TRANSCEDENTES: UMA ABORDAGEM NÃO USUAL PARA OS NÚMEROS REAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2189. Acesso em: 11 jul. 2025.