EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA MEDIADA PELA MODELAGEM MATEMÁTICA

Authors

  • Vanilde Bisognin vanilde@unifra.br
    Professora titular do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Gláucia Regina Oliveira Ribas vanilde@unifra.br
    Aluna do curso de Especialização em Ensino de Matemática do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.
  • Rosana de Souza Machado vanilde@unifra.br
    Aluna do curso de Especialização em Ensino de Matemática do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Abstract

Este artigo tem como objetivo descrever os resultados de uma experiência realizada no curso de Especialização em Ensino de Matemática, . utilizando-se a modelagem como metodologia de ensino. A partir do tema "evolução da população economicamente ativa", construíram-se modelos matemáticos que descrevem a participação das mulheres e dos homens no mercado de trabalho. Com o resultado da experiência, foi possível inferir que a modelagem, ao ser usada em sala de aula, permitiu o desenvolvimento de um trabalho cooperativo entre aluno e professor e favoreceu o processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-06-02

How to Cite

BISOGNIN, Vanilde; OLIVEIRA RIBAS, Gláucia Regina; DE SOUZA MACHADO, Rosana. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA MEDIADA PELA MODELAGEM MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2194. Acesso em: 11 jul. 2025.