CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: RODA VIVA UTILITÁRIA
Resumo
As tecnologias digitais são demandas do mundo do trabalho e da sociedade como um todo. Como as políticas de currículo brasileiras para a formação matemática potencializam a integração das tecnologias? Particularmente, de que forma elas são apresentadas nas competências e habilidades da BNCC-EM e da BNC-F? Conduz-se aqui a análise semântica textual a partir da captura de verbetes relacionados a tecnologias e da revisita constante a eles. Depuram-se três âmbitos de natureza da tecnologia (demanda social, linguagem e recurso), com predomínio do terceiro. A partir dos exemplos de tecnologias localizados, alerta-se sobre conceituações (de tecnologia) imprecisas. Verifica-se coerência entre a BNC-F e a BNCC-EM quanto ao significado utilitário da tecnologia. Ressalta-se a importância dos processos de apropriação que, ao não colocarem a essência na tecnologia ou na matemática, potencializam o poder criativo, crítico e autônomo do sujeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.