CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: RODA VIVA UTILITÁRIA

Autores

10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.92-110

Resumo

As tecnologias digitais são demandas do mundo do trabalho e da sociedade como um todo. Como as políticas de currículo brasileiras para a formação matemática potencializam a integração das tecnologias? Particularmente, de que forma elas são apresentadas nas competências e habilidades da BNCC-EM e da BNC-F? Conduz-se aqui a análise semântica textual a partir da captura de verbetes relacionados a tecnologias e da revisita constante a eles. Depuram-se três âmbitos de natureza da tecnologia (demanda social, linguagem e recurso), com predomínio do terceiro. A partir dos exemplos de tecnologias localizados, alerta-se sobre conceituações (de tecnologia) imprecisas. Verifica-se coerência entre a BNC-F e a BNCC-EM quanto ao significado utilitário da tecnologia. Ressalta-se a importância dos processos de apropriação que, ao não colocarem a essência na tecnologia ou na matemática, potencializam o poder criativo, crítico e autônomo do sujeito.

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Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: RODA VIVA UTILITÁRIA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.92-110. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2905. Acesso em: 12 jul. 2025.