CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: RODA VIVA UTILITÁRIA
Abstract
As tecnologias digitais são demandas do mundo do trabalho e da sociedade como um todo. Como as políticas de currículo brasileiras para a formação matemática potencializam a integração das tecnologias? Particularmente, de que forma elas são apresentadas nas competências e habilidades da BNCC-EM e da BNC-F? Conduz-se aqui a análise semântica textual a partir da captura de verbetes relacionados a tecnologias e da revisita constante a eles. Depuram-se três âmbitos de natureza da tecnologia (demanda social, linguagem e recurso), com predomínio do terceiro. A partir dos exemplos de tecnologias localizados, alerta-se sobre conceituações (de tecnologia) imprecisas. Verifica-se coerência entre a BNC-F e a BNCC-EM quanto ao significado utilitário da tecnologia. Ressalta-se a importância dos processos de apropriação que, ao não colocarem a essência na tecnologia ou na matemática, potencializam o poder criativo, crítico e autônomo do sujeito.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.