OPERAÇÕES SEMIOCOGNITIVAS MOBILIZADAS EM TAREFAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE COM ALUNOS MEDALHISTAS DO 8º ANO

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.32-48

Resumen

O presente estudo, ao fazer uso de uma metodologia qualitativa (inscrita em um paradigma interpretativo), tem por objetivo identificar e compreender certasperações semiocognitivas (apreensões, olhares e relevância da dimensão) mobilizadas por alunos medalhistas de 8º ano na resolução de três tarefas de geometria (perímetro e área). O estudo foi realizado por meio da análise documental de três produções escritas de dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados com suporte na Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval, as conclusões evidenciam uma sinergia na mobilização das apreensões (perceptiva, discursiva, operatória e sequencial), no uso de olhares não icônicos e na mudança de dimensão em que os alunos conseguem ver nas figuras, de forma proficiente, dimensões diferentes daquelas que foram, inicialmente, dadas nas tarefas.

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Publicado

2022-05-19

Cómo citar

OPERAÇÕES SEMIOCOGNITIVAS MOBILIZADAS EM TAREFAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE COM ALUNOS MEDALHISTAS DO 8º ANO. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.32-48. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3006. Acesso em: 4 sep. 2025.