OPERAÇÕES SEMIOCOGNITIVAS MOBILIZADAS EM TAREFAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE COM ALUNOS MEDALHISTAS DO 8º ANO
Resumen
O presente estudo, ao fazer uso de uma metodologia qualitativa (inscrita em um paradigma interpretativo), tem por objetivo identificar e compreender certasperações semiocognitivas (apreensões, olhares e relevância da dimensão) mobilizadas por alunos medalhistas de 8º ano na resolução de três tarefas de geometria (perímetro e área). O estudo foi realizado por meio da análise documental de três produções escritas de dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados com suporte na Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval, as conclusões evidenciam uma sinergia na mobilização das apreensões (perceptiva, discursiva, operatória e sequencial), no uso de olhares não icônicos e na mudança de dimensão em que os alunos conseguem ver nas figuras, de forma proficiente, dimensões diferentes daquelas que foram, inicialmente, dadas nas tarefas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.