OPERAÇÕES SEMIOCOGNITIVAS MOBILIZADAS EM TAREFAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE COM ALUNOS MEDALHISTAS DO 8º ANO
Abstract
O presente estudo, ao fazer uso de uma metodologia qualitativa (inscrita em um paradigma interpretativo), tem por objetivo identificar e compreender certasperações semiocognitivas (apreensões, olhares e relevância da dimensão) mobilizadas por alunos medalhistas de 8º ano na resolução de três tarefas de geometria (perímetro e área). O estudo foi realizado por meio da análise documental de três produções escritas de dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados com suporte na Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval, as conclusões evidenciam uma sinergia na mobilização das apreensões (perceptiva, discursiva, operatória e sequencial), no uso de olhares não icônicos e na mudança de dimensão em que os alunos conseguem ver nas figuras, de forma proficiente, dimensões diferentes daquelas que foram, inicialmente, dadas nas tarefas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.