COMUNIDADE DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE

DISCUSSÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Authors

  • Luis Sebastião Barbosa Bemme luisbarbosab@yahoo.com.br
    Universidade Franciscana
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia luisbarbosab@yahoo.com.br
    Universidade Franciscana
  • Salvador Llinares luisbarbosab@yahoo.com.br
    Universidade de Alicant
  • Julia Valls luisbarbosab@yahoo.com.br
    Universidade de Alicant
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.49-58

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir o modo como o conceito de Comunidade de Prática está sendo utilizado nas pesquisas voltadas para a formação do professor que ensina Matemática. Para isso definiu-se uma pesquisa do tipo qualitativa realizada a partir de um levantamento bibliográficos em periódicos nacionais e em Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Brasil. Os dados coletados foram analisados a partir de eixos de análise. Os resultados indicam que as Comunidade de Prática sustentam a formação docente a partir de três eixos: I: Desenvolvimento profissional e a identidade profissional; II: Aprendizagem de metodologias de ensino e III: Aprendizagem do conteúdo específico.

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Published

2022-05-19

How to Cite

BARBOSA BEMME, Luis Sebastião; DE AGUIAR ISAIA, Silvia Maria; LLINARES, Salvador; VALLS, Julia. COMUNIDADE DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUSSÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.49-58. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3015. Acesso em: 2 aug. 2025.