COMUNIDADE DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE
DISCUSSÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir o modo como o conceito de Comunidade de Prática está sendo utilizado nas pesquisas voltadas para a formação do professor que ensina Matemática. Para isso definiu-se uma pesquisa do tipo qualitativa realizada a partir de um levantamento bibliográficos em periódicos nacionais e em Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Brasil. Os dados coletados foram analisados a partir de eixos de análise. Os resultados indicam que as Comunidade de Prática sustentam a formação docente a partir de três eixos: I: Desenvolvimento profissional e a identidade profissional; II: Aprendizagem de metodologias de ensino e III: Aprendizagem do conteúdo específico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.