DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM LESSON STUDY

Autores

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197

Resumo

O Estudo de Aula caracteriza-se por ser uma abordagem colaborativa e reflexiva de desenvolvimento profissional docente, centrada na prática letiva. Neste trabalho nos dedicamos a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, os conhecimentos e o processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na educação básica, examinando este processo em Estudos de Aula (E.A.). A investigação envolveu quatro Estudos de Aula, sendo: E.A. 1 com professores de matemática do ensino médio (2017); E.A. 2 com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2018); E.A. 3 com professores de matemática dos anos finais de Ensino Fundamental (2019); e E.A 4 com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental (2021 – remoto). As três primeiras edições foram desenvolvidas com professores vinculados a escolas pertencentes à 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, sediada em Erechim. A última, realizada remotamente devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, envolveu professores de Santa Catarina. Nestes, examinamos as aprendizagens profissionais e aspectos do conhecimento profissional de professores que ensinam matemática, especificamente o conhecimento didático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim/RS

    Doutoramento em Didática da Matemática, Universidade de Lisboa e Doutora em Educação Matemática, UNESP. Área de pesquisa: Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Educação Matemática

  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa e Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – SEDUC

    Doutorando em Educação, na especialidade da Didática das Ciências, Universidade de Lisboa, mestre em Ensino de Ciências e Matemática, UFN e docente de física e matemática. Área de pesquisa: Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino de Física, Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

RICHIT, Adriana; TOMKELSKI, Mauri Luís. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM LESSON STUDY. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3117. Acesso em: 12 jul. 2025.