EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM ATIVIDADE DE EXTENSÃO: NARRATIVA E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Keli Cristina Conti keli.conti@gmail.com
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos carmenpassos.ufscar@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D10

Resumo

Este artigo é uma ampliação do texto apresentado no Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), em 2021 e apresenta a experiência vivida em uma Atividade Curricular de Ensino Pesquisa e Extensão (ACIEPE). A atividade, coordenada pelas autoras, ocorreu entre 2020 e 2021, de forma remota. Nela pretendeu-se dar protagonismo aos professores que ensinam matemática, com o destaque para o ensino e a aprendizagem da Estatística na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa; os dados foram construídos por meio das narrativas orais e/ou escritas de 20 participantes. Refletir a respeito da própria narrativa e compartilhá-la com outros professores tem se mostrado potencialmente favorável à formação e ao desenvolvimento profissional dos envolvidos. Seu desenvolvimento possibilitou a ampliação da competência teórica e metodológica dos envolvidos relacionada à Estatística no início na escolarização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

CONTI, Keli Cristina; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM ATIVIDADE DE EXTENSÃO: NARRATIVA E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D10. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3259. Acesso em: 12 jul. 2025.