EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM ATIVIDADE DE EXTENSÃO: NARRATIVA E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este artigo é uma ampliação do texto apresentado no Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), em 2021 e apresenta a experiência vivida em uma Atividade Curricular de Ensino Pesquisa e Extensão (ACIEPE). A atividade, coordenada pelas autoras, ocorreu entre 2020 e 2021, de forma remota. Nela pretendeu-se dar protagonismo aos professores que ensinam matemática, com o destaque para o ensino e a aprendizagem da Estatística na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa; os dados foram construídos por meio das narrativas orais e/ou escritas de 20 participantes. Refletir a respeito da própria narrativa e compartilhá-la com outros professores tem se mostrado potencialmente favorável à formação e ao desenvolvimento profissional dos envolvidos. Seu desenvolvimento possibilitou a ampliação da competência teórica e metodológica dos envolvidos relacionada à Estatística no início na escolarização.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.