ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: EPISÓDIO DE SALA DE AULA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Adriano Alves da Silveira adriano.exatas@hotmail.com
  • Silvanio de Andrade silvanio@alumni.usp.br
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D14

Resumo

O presente estudo discute um episódio de sala de aula, no qual analisamos como uma abordagem em sala de aula via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas pode contribuir com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa e na modalidade pedagógica, na qual o professor é o pesquisador em sua própria sala de aula.  Os resultados evidenciam que, via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, foi possível acompanhar o crescimento dos alunos, uma vez que eles criaram suas próprias ideias para resolver problemas de Análise Combinatória e, consequentemente, encontraram múltiplos procedimentos/processos de resolução dos problemas; posteriormente, justificaram suas resoluções, participando, efetivamente, da construção do seu conhecimento. Concluímos enfatizando que a resolução de um problema gerava novos problemas, de modo que exigia do aluno a responsabilidade de contribuir com novos trabalhos, novas reflexões, novas sínteses, promovendo uma aprendizagem com compreensão das ideias essenciais de Análise Combinatória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: EPISÓDIO DE SALA DE AULA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS . (2022). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D14