ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: EPISÓDIO DE SALA DE AULA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS

Authors

  • Adriano Alves da Silveira adriano.exatas@hotmail.com
  • Silvanio de Andrade silvanio@alumni.usp.br
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D14

Abstract

O presente estudo discute um episódio de sala de aula, no qual analisamos como uma abordagem em sala de aula via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas pode contribuir com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa e na modalidade pedagógica, na qual o professor é o pesquisador em sua própria sala de aula.  Os resultados evidenciam que, via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, foi possível acompanhar o crescimento dos alunos, uma vez que eles criaram suas próprias ideias para resolver problemas de Análise Combinatória e, consequentemente, encontraram múltiplos procedimentos/processos de resolução dos problemas; posteriormente, justificaram suas resoluções, participando, efetivamente, da construção do seu conhecimento. Concluímos enfatizando que a resolução de um problema gerava novos problemas, de modo que exigia do aluno a responsabilidade de contribuir com novos trabalhos, novas reflexões, novas sínteses, promovendo uma aprendizagem com compreensão das ideias essenciais de Análise Combinatória.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-11-10

Issue

Section

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

How to Cite

SILVEIRA, Adriano Alves da; ANDRADE, Silvanio de. ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: EPISÓDIO DE SALA DE AULA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS . Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D14. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3263. Acesso em: 27 oct. 2025.