ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: EPISÓDIO DE SALA DE AULA VIA EXPLORAÇÃO, RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS
Resumen
O presente estudo discute um episódio de sala de aula, no qual analisamos como uma abordagem em sala de aula via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas pode contribuir com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa e na modalidade pedagógica, na qual o professor é o pesquisador em sua própria sala de aula. Os resultados evidenciam que, via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, foi possível acompanhar o crescimento dos alunos, uma vez que eles criaram suas próprias ideias para resolver problemas de Análise Combinatória e, consequentemente, encontraram múltiplos procedimentos/processos de resolução dos problemas; posteriormente, justificaram suas resoluções, participando, efetivamente, da construção do seu conhecimento. Concluímos enfatizando que a resolução de um problema gerava novos problemas, de modo que exigia do aluno a responsabilidade de contribuir com novos trabalhos, novas reflexões, novas sínteses, promovendo uma aprendizagem com compreensão das ideias essenciais de Análise Combinatória.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









