A FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo fabianefischerfigueiredo@gmail.com
    51999042552
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald claudiag@ulbra.br
    ULBRA
10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.12-21

Resumo

Neste trabalho é exposto o recorte dos resultados de uma investigação qualitativa, em que alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental formularam e resolveram problemas, a partir da realização da construção de árvores natalinas geométricas. O objetivo da investigação era compreender as potencialidades e/ou limitações metodológicas e educacionais de enunciados de problemas para a atividade de (re)formulação e resolução na área da Matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingi-lo, produziu-se uma situação-problema, que requeria que cada aluno planejasse a elaboração de uma árvore de Natal, que contivesse ornamentos em forma de Figuras Geométricas Planas e Espaciais, construídos com o uso de materiais alternativos recicláveis e artísticos. Por meio da resolução, ocorreu a elaboração e resolução de outros problemas, que contribuíram para que trabalhassem em grupo, tomando decisões, empregando

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; OLIVEIRA GROENWALD, Claudia Lisete. A FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.12-21. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3290. Acesso em: 11 jul. 2025.