A FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Neste trabalho é exposto o recorte dos resultados de uma investigação qualitativa, em que alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental formularam e resolveram problemas, a partir da realização da construção de árvores natalinas geométricas. O objetivo da investigação era compreender as potencialidades e/ou limitações metodológicas e educacionais de enunciados de problemas para a atividade de (re)formulação e resolução na área da Matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingi-lo, produziu-se uma situação-problema, que requeria que cada aluno planejasse a elaboração de uma árvore de Natal, que contivesse ornamentos em forma de Figuras Geométricas Planas e Espaciais, construídos com o uso de materiais alternativos recicláveis e artísticos. Por meio da resolução, ocorreu a elaboração e resolução de outros problemas, que contribuíram para que trabalhassem em grupo, tomando decisões, empregando
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









